terça-feira, 30 de junho de 2009

ELA AINDA MUDA O MUNDO...

Minha sogra é uma mulher como poucas, forte, mas ao mesmo tempo sempre foi prendada e dedicada a casa e aos filhos. Lecionou durante muitos anos e é uma pessoa, que tenho certeza de que também já lutou bastante para mudar esse mundo. Exemplo disso é a criação que deu para meu marido e minha cunhada, que são pessoas extremamente educadas, que tem senso crítico e o caráter exemplar.
Infelizmente ela hoje está com sequelas deixadas por alguns problemas de saúde, mas mesmo assim ainda é uma pessoa muito presente na minha vida...
Dona Lúcia merece um post só pra ela, devido a sua impressionante história de vida. Já estou pensando em preparar isso e escrever com todo carinho que uma história assim merece.

Agora, na verdade, gostaria de falar sobre as coisas boas que ela me ensina, mesmo que indiretamente.


Estão comigo alguns de seus cadernos de receitas, aos quais sempre recorro e os pratos fazem o maior sucesso.

São receitas maravilhosas, simples e o principal, com ingredientes baratos e fáceis de ser encontrados. Tem de tudo, doces, salgados, pastas, molhos para saladas...

Fiquei também com alguns de seus livros, uma coleção inteira de artesanato dos anos 50, que perdi toda quando entrou água na minha casa (esse é um assunto para um post futuro também) e outro de 1979 chamado Dicas, truques e quebra-galhos (maneiras fáceis, rápidas e divertidas de resolver problemas caseiros) que tem várias dicas para nós, mulheres-Severino-quebra-galho.

Como não sou uma pessoa egoísta (oi?), resolvi dividir essas maravilhas com o mundo e aos poucos, postarei as dicas e as receitas aqui no blog. Acho que se antigamente tivesse Internet, dona Lúcia faria o mesmo...

Os posts de receitas vão se chamar Uma receita e uma dica de Dona Lúcia I, II, III...

Para começar, vou postar uma receita e uma dica:

RECEITA:

ESFIHAS

Ingredientes:
2 copos de leite frio
2 ovos
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento de pão esfarelado
2 colheres de sopa de margarina
1 Kg de farinha de trigo

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 2 horas;
Abra a massa com rolo de pastel;
Corte em forma de quadrados;
Recheie com carne moída ou a gosto, dobre em forma de triângulo, pincele com gema
Asse até que fique "moreninha".

-Receita para 20 pessoas.


DICA PARA CASA:

LIMPANDO OS COLARINHOS
Com um pequeno pincel, passe shampoo de cabelo nos colarinhos das blusas antes de colocar na máquina de lavar. O shampoo contém ingredientes que dissolvem as gorduras expelidas pelo corpo.
  • Funciona mesmo, eu sempre faço isso...

Dona Lúcia, em foto recente


Com Zane (cunhada) e Alice


Obrigada, dona Lucia por existir em minha vida e me permitir conviver com essa família maravilhosa!!


4 comentários:

Bia, Desperate Housewife disse...

Queridaaaaaa!!!

Que graça sua sogra; já amei sua disposição de dividir seu tesouro com a gente tudo!

Minha sogra tb é ótima! Me deu uma coleção de literatura brasileira e portuguesa, ó que graça, que era dela.

Só que você já deu ideia pro Gomes: "É, vc ñ vai botar uma foto da sua sogra no teu blog não???"

Mereço.

Bjosss!!

Anónimo disse...

Estela, maravilhosa essa postagem sua. Leia sua última postagem e veja que você estava sem inpiração. Deu um tempo... e veja que coisas lindas escreveu. É o seu coração de ouro que dita essas postagens à você. Uma graça as fotos de Dna. Lúcia. Uma bençãopara ela ter uma nora como você. Hoje,os filhos não fazem isso para os pais, imagine sogra !
Vou acompanhar o desenrolar dessa sua promessa e não quero perder nem um capítulo.(Certa vez você disse que não tinha jeito para escrever. Acho que estava meio "tímida"! Veja como você escreveu super bonito e interessante. Cheio de estilo. Leia de novo. Namore um pouco seu texto e veja como ficou lindo!). Adorei.
Um abração a todos e principalmente à futura membro da Academia de Letras de Maricá (hehehehe).

SGi/Sonia disse...

Adorei a dica do colarinho, vou começar a usar aqui em casa.
Menina, eu até gosto da minha sogra, ela é maneira, brinca com meus meninos, cuida para eu e maridones curtimos um cineminha, faz agrados para todos, mas a admiração que você sente pela sua é de deixar de queixo caido. Que bom para vocês isso.

Vou continuar lendo suas peripécias:D

Beijins:*

Nina disse...

Homenagear a sogra é coisa rara :)

Gracas a Deus, sempre tive mt sorte com as que tive, uau, parecem mts ahaha, mas eu considerava tbm sogras, as maes dos meus namoradinhos e todas eram tao bacanas e gostavam tanto de mim, ai que legal que era...

tomara que dona Lucia fique logo melhorzinha! que foto interessente essa dela, mais novinha, parece aqueles comerciais antigos, lindona dona Lucia hein!?