terça-feira, 21 de abril de 2009

DOCE DE BURITI

Essa semana meu marido chegou em casa do trabalho com uma novidade deliciosa (literalmente).
Antes de vir embora ele passou em uma casa de produtos nordestinos no centro de Niterói e comprou para eu experimentar o DOCE DE BURITI:


Ele vem nessa caixinha charmosa que parece que é feita da fibra do caule dessa palmeira e o doce é simplesmente MARAVILHOSO!! A aparência é de bananada, mas o gosto é diferente e é um pouco mais oleoso também.
Nessa foto , eu já havia devorado a metade...

O produto é feito artesanalmente e vem do Piauí, de uma cidade chamada Dom Expedito Lopes - Alto da Boa Vista.
Pra quem gosta de novos paladares e de quebra ajudar a manter a cultura do Buriti (que está em extinção), vale a pena experimentar.

Veja algumas informações sobre a fruta:


Nome popular: BURITI
Nome científico: Mauritia flexuosa L.
Família botânica: PALMAE


Pertencente a família das palmáceas, o buriti (Mauritia vinifera e M. flexuosa) é encontrado principalmente na área central do Brasil até o sul da planície amazônica.
Podendo alcançar até 35 m de altura, suas folhas grandes, formam uma bela copa.
Suas flores tem a cor amarelada e normalmente aparecem no início do ano.
Seus frutos são avermelhados,cobertos por uma escama de cor avermelhada e lustrosa.. A polpa amarela cobre sua semente oval que é bastante dura. Frutifica de dezembro a junho. Exigente quanto à grande quantidade de água por perto, a presença do Buriti é uma boa indicação de um solo úmido com algum curso d'água por perto. Geralmente, o Buriti se utiliza das águas correntes para levarem e espalharem as sementes de sua palmeira. Planta perenifólia, heliófita e higrófita, encontrada em várias formações vegetais, porém invariavelmente em áreas brejosas ou permanentemente inundadas. É particularmente frequente nas baixadas úmidas de áreas de cerrado do Brasil Central, em agrupamentos quase homogêneos, conhecidos como Veredas de Buritizais. Produz grande quantidade de frutos, chegando a produzir cerca de 3 toneladas de cocos que são avidamente consumidos por diversos animais.

O Buriti também é conhecido por sua grande capacidade de renovação celular. Funciona como um excelente esfoliante natural, removendo as células mortas e proporcionando vitalidade à pele. É muito usado em produtos pós-sol. Nas regiões pesqueiras da Amazônia o óleo de Buriti é utilizado pelos pescadores após longas horas de trabalho. Como eles se expõem muito ao sol, utilizam o óleo que alivia e revitaliza a pele.
Em tupi-guarani seu nome pode significar: "aquele que contém água", ou "a árvore que emite líquidos", ou ainda, "a árvore da vida". Consagrada pelos índios por se aproveitar tudo dela, o que era de grande utilidade aos índios.
Os moradores do cerrado brasileiro, e toda a região onde o Buriti se encontra têm grande estima por ele, principalmente pelo fato de se aproveitar praticamente tudo.
Veja alguns exemplos:
-Dos seus frutos, se tira a polpa e dela é extraído um óleo comestível com alto índice de vitamina C, vitamina A, além de possuir um alto valor nutritivo.
-O fruto do Buriti descascado deve ser ralado e essa massa colocada para ferver. Na fervura, um óleo dourado começa a boiar e é cuidadosamente retirado para uso, principalmente, culinário.
-Seu óleo é riquíssimo em ácidos graxos, e pode dar à pele um toque macio e acetinado.
-Este óleo também pode ser utilizado contra queimaduras, pois ele proporciona um enorme alívio, além de ser cicatrizante.
-O óleo ainda produz um potente vermífugo.
-A polpa é utilizada para a produção de sorvetes, cremes, geléias, licores entre outros alimentos.
-Também se utiliza o palmito do Buriti, comido refogado; ou faz-se doce.
-Das raízes faz-se remédio.
-Sua madeira, pesada e dura, é utilizada para se fazer esteios e colunas para casa e currais.
-O tronco rachado ao meio é muito utilizado na construção de calhas.
-As folhas são usadas para algumas coberturas (telhados), esteiras, peneiras, móbiles, entre outros produtos artesanais.
-Seus talos são usados para a fabricação de móveis domésticos.
-A incisão da inflorescência, antes de desabrocharem as flores, fornece um líquido adocicado que, se fermentado, se transforma no "vinho de buriti", podendo este ser preparado também do mesocarpo do fruto, de onde se fabrica o famoso doce de buriti.
-A medula do tronco fornece uma fécula semelhante ao sagu.

Composição:
Proteínas: 1,8g/100g
Gordura: 11,2g/100g
Carboídratos: 20,4g/100g
Fibras: 7,9g/100g
Calorias 189,6kcal
Zinco: 0,63mg/100g


FONTE:
http://www.bairroburitis.com/Curiosidades/arvoreburiti/arvoreburiti.asp

8 comentários:

Unknown disse...

Concordo totalmente com o entusiasmo! O doce de buriti é muiiito bom e vale a pena apoiar a produtora - que está de parabens para a caixinha também - lá no Piauí. A gente "descobriu" faz poucas semanas também, em São Luis.

Unknown disse...

Esqueci dizer que poderão achar o doce de buriti (e também aquela outra maravilha do Cerrado que é o óleo de pequi) na Feira de São Cristóvão, perto da rodoviária do Rio.

ddd disse...

Oi adorei saber que esse maravilhoso doce pode ser encontrado na feira de são cristovão, qd acabar meus estoque vou comprar mais ...............

Unknown disse...

E ainda é uma sorte para Vc....a gente voltou para Itália e já teve que esquecer!

Unknown disse...

sou do ceara.moro em são paulo a 23 anos e nunca esqueci quando criança minha mãe comprava a polpa do buriti e colocava farinha e rapadura, minha mãe falava que era forte, era nosso café da tarde, eu e meus irmãos comia e ficava feliz, mas eu masma queria era o doce de buriti que e muito bom ...

Font e Sol disse...

Olá! Estou vendendo (Doce De Buriti - Produto Artesanal - 400g). Meu produto esta na pagina do Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222931888-doce-de-buriti-produto-artesanal-400g-_JM
Embalagem feita do talo do buriti, pesando 400g de polpa de Buriti, envio para todo Brasil, frete por conta do comprador.
Telefones para contato: Fixo(86) 3235 1920/(OI) 8835 1337/(TIM) 9928 9130/(CLARO) 9405 3050/(VIVO) 8107 1740.

Unknown disse...

Esse doce engorda?

Unknown disse...

Esse doce engorda?