terça-feira, 29 de setembro de 2009

SOBRE A CARTA DA TERRA.

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável. Ela reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.

O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.

A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

Fonte: Wikipédia

No site http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/index.html podemos saber mais e ler o texto da Carta da Terra na íntegra.

Vale a pena ler e aderir a essa iniciativa para uma sociedade mais justa, com mais cidadania, com menos desigualdades e plena consciência ecológica para tentarmos amenizar o caos anunciado ou até mesmo mudar essa realidade futura.

Este vídeo é o primeiro de uma série de outros sobre a Carta da Terra. No YouTube vocês poderão assistir a todos.
Link desse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GaWqa3ftQrs

Sem comentários: