segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mudas para mudar...

Minha filhotinha me ajudando com minhas mudinhas...


Faço mudas de árvores frutíferas em casa há + ou - 1 ano, comecei por gostar de plantar mesmo, compro terra adubada e planto os caroços em caixas de leites cortadas. Aí me veio em mente mais uma tentativa (frustada) de mudar o mundo... Pensei em começar a animar esse povo daqui onde moro com a proposta de que plantassem pelo menos uma árvore frutífera em seu quintal. Moro aqui no Rio, perto da praia, em um lugar que não tem prédios, pelo contrário, tem muita casa com quintal... muita área pra plantar, e percebia que muitas dessas áreas não tinha nada plantado. Pois bem, coloquei então uma placa no meu portão com os seguintes dizeres:

Ajude a amenizar o efeito estufa você também
REFLORESTE
Começe pelo seu quintal
Mudas orgânicas de árvores frutíferas (limão galego, laranja, caju, pitanga...)
Prontas para o plantío definitivo
Apenas R$ 1,00



Coloquei essa placa no meu portão e mais duas dessas em dois pontos do centro comercial. Resolvi cobrar R$ 1,00 só para pagar os sacos de terra adubada que compro para plantar... Sabe
quantas pessoas bateram na minha porta até hoje interessadas no assunto? Nenhuma...
Depois de algum tempo sem retorno, resolvi doá-las mesmo (a essa altura já eram mais de 30 mudas com mais de 50 cm prontíssimas para serem passadas para o chão e meu quintal e calçada não tínham espaço pra plantar mais nada).
Algumas pessoas que as receberam (eu perguntava antes se queriam, claro!) ficaram super felizes e rapidamente as plantaram em seus quintais e as árvores estão crescendo lindas... Outras, acho que só aceitaram por que na hora que ofereci, pensaram: "Oba, de graça, até injeção na testa" e até hoje mantém as pobres aprisionadas com as raízes sem terem pra onde expandir na mesma caixinha de leite apertada de quando as receberam e, provavelmente vão as manter lá até morrerem...
A proposta da "corrente" para reflorestar? Foi pras cucuias... Mas como sou persistente (teimosa, no popular), continuo fazendo mudas, mas agora só as presenteio para quem realmente quer e sei que compartilham dessa minha idéia (louca?) de mudar o mundo. Ah! ás vezes, dou uma de maluca também... se vejo uma calçada de casa abandonada vou lá e planto uma mudinha de limão, outra de caju... Já pensou daqui a alguns anos, passar na rua e sentir aquele cheirinho maravilhoso de caju, levar um limãozinho galego pra casa e ainda, de quebra, tornar o mundo um pouquinho mais "leve" de novo??? Continuo, então com minhas mudas, firme e forte!!!

Sem comentários: