quarta-feira, 30 de março de 2011

SPA Zen ou... A paciência que ando buscando.

Acho que já contei aqui que alfabetizei Alice em casa mesmo no meio do ano passado com um quadro negro na cozinha enquanto ia saindo almoço, pois, achei que o tal do 3º período na escola estava muita "enrolação" e "cortação de papel" demais pro meu gosto. Troquei ela de escola esse ano e ela começou o 1º ano já sabendo ler e escrever.
No começo das aulas tudo era festa: Escola nova, amiguinhos novos, mas daí que a rotina de trabalhos em sala e em casa bem puxados e as regras (muitas, mas necessárias) na escola nova começaram a pesar na cabeça da pequena e pra piorar a situação tem um menino que resolveu que Alice é seu saco de pancadas. Já houve até reunião minha com a coordenadora pedagógica pra resolver essa questão.
Conclusão: Alice tem se mostrado impaciente e "estressada" com toda essa situação nova (quantidade de exercícios, regras, coleguinha achando que saiu de um desenho violento japonês...).
A criança tem chegado em casa meio jururu e se negando a fazer trabalho de casa (coisa que nunca fez), diz que está cansada, que já escreveu muito etc e tal..
Bem, eu não sou o modelo de ser humano paciente, mas estou tendo que tirar esse dom do fundo de min`alma e estou tentando criar mil e um artifícios para reverter toda essa irritação.
Quando ela chegada escola (a tardinha) já engato com ela no trabalho de casa enquanto estou terminando o jantar, tento convence-la a fazê-lo dizendo pra aproveitar que já está no pique de escrever e que assim sobra mais tempo na manhã seguinte pra ela brincar, desenhar...
Trabalho de casa feito, toma-se banho, janta-se, assiste-se um pouco de desenho, filme e lá pras 21:00, começa o SPA ZEN.
Tudo começou em uma tarde em que ela foi pra escola dizendo que queria que eu lhe fizesse uma surpresa  quando chegasse. Passei a tarde maquinando e quando ela chegou, eu havia preparado um ACAMPAMENTO ZEN na sala com direito a cabana de lençol, colchonete, velas, incenso, música calminha e a recebi como se fosse a recepcionista do Spa... Ela ficou mega feliz, levou muito a sério, jantou no Spa, brincou e quando deu a hora de dormir, apaguei as luzes, acendi uma luminária, coloquei pra tocar bem baixinho o CD Canções de Ninar do Palavra Cantada e fiz uma sessão de massagem incluindo massagem nos dedinhos que estavam cansados de tanto escrever...

Trilha sonora do SPA Zen do País das Maravilhas

Ela simplesmente amou. À partir de então, quase todas as noites tem Spa Zen aqui em casa. Eu acho que melhorou bastante a situação, pois, quando ela fica meio desanimada na hora de ir para a escola, falo pra ela ir e aprender bastante que de noite tem Spa Zen...

Eu também gosto bastante da ideia, e já estou pesquisando até uns vídeos de Yoga para crianças para incluir nas atividades do SPA.. Rs rs rs.

1 comentário:

Bia, Desperate Housewife disse...

Menina, como vc é criativa!!! Adorei a ideia do Spa Zen, adorei!!!
Vou convencer meus filhos a fazerem um spa zen pra mim! =oP
Brinks, mas cara, quem sabe boto em prática algo assim... Vai dando notícia de como está indo a bonequinha na escola, ok.
Beijo grande!