sexta-feira, 5 de março de 2010

SE AVENTURANDO NA CULINÁRIA NATUREBA.

Ultimamente ando me empolgando mais na cozinha, tenho feito algumas tentativas, algumas frustradas, na verdade, mas continuo tentando.

Umas receitas eu pego da internet, outras de boca a boca, na porta da escola, no trabalho, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê... (Tá, não teve graça:()

Vou comecar a postar a partir de hoje minhas aventuras gastronômicas para quem gosta de arriscar em uma culinária mais saudável. Umas com foto e outras não, por que a câmera do meu celular é muito temperamental. Espero que gostem.

TESTADO E APROVADO:


PÃO DE AVEIA

2 colheres (sopa) de aveia para polvilhar

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

2 e ½ xícaras (chá) de água morna

5 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de aveia

¼ xícara (chá) de óleo

30 gramas de fermento biológico fresco

Farinha de trigo para enfarinhar

Margarina para untar

1 gema para pincelar

1 pitada de sal

1 ovo

Misturar a farinha de trigo peneirada com a aveia em uma tigela e reservar. No liqüidificador, bater a água morna, o fermento, o açúcar mascavo, o ovo, o sal e o óleo. Fazer uma cavidade na farinha com aveia e despejar o líquido, mexendo com uma colher de pau. Transferir para uma superfície enfarinhada e sovar por 10 minutos. Cobrir e deixar descansar por 1 hora. Dividir a massa e modelar dois pães. Colocar em formas para pão untadas. Pincelar a gema, polvilhar com a aveia e levar ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar.


MEUS PITACOS:
  • Eu usei a metade da quantidade de todos os ingredientes para fazer somente um pão, pois, essa receita é para 2 pães.
  • Na hora de sovar, coloquei mais farinha de trigo, pois, como na receita, fica muito molengo. Depois de mais ou menos 15 minutos de "surra" a massa fica meio grudentinha de leve na mão.


TIREI A RECEITA DAQUI.

1 comentário:

Silvana Nunes .'. disse...

Boa noite.
Hum... deve ser uma delícia. Vou copiar para fazer outro dia.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Saudações Florestais !