terça-feira, 29 de setembro de 2009

SOBRE A CARTA DA TERRA.

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável. Ela reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.

O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.

A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

Fonte: Wikipédia

No site http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/index.html podemos saber mais e ler o texto da Carta da Terra na íntegra.

Vale a pena ler e aderir a essa iniciativa para uma sociedade mais justa, com mais cidadania, com menos desigualdades e plena consciência ecológica para tentarmos amenizar o caos anunciado ou até mesmo mudar essa realidade futura.

Este vídeo é o primeiro de uma série de outros sobre a Carta da Terra. No YouTube vocês poderão assistir a todos.
Link desse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GaWqa3ftQrs

sábado, 26 de setembro de 2009

Enfim, o sol!!

O sábado foi maravilhoso, marido de folga, a chuva deu uma trégua por aqui e o sol se fez presente.

Aproveitamos para sair um pouco do casulo, pisar na grama, olhar o crescimento das folhas novas das árvores, que a cada temporada de chuva crescem inacreditavelmente e a tarde, aproveitamos para tomar um cafezinho expresso em uma cafeteria super charmosa que tem aqui pertinho de casa.

Tomara que o tempo continue assim!!


O pé de laranja já está maior do que eu...


O de maçã está meio tímido ainda...


O de limão está indo...

O soninho na cafeteria depois do pão de queijo e do brigadeiro.... Rs rs rs

Bom domingo para todos!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dicas para economizar

10 maneiras de economizar

Albert Einstein disse que é preciso um gênio para ver o óbvio. No entanto, quando se trata de gestão de dinheiro, poucos de nós são Einsteins. Pratique estas ideias para poupar dinheiro e começar a colocar suas finanças em ordem.

1. Anote cada centavo que você gasta
Parece bobagem, mas cerca de 8% de seus rendimentos, vão embora com bobeiras sem que você perceba. O hábito de anotar os gastos fará você repensar onde está gastando seu rico dinheiro.

2. Livre-se dos cartões de crédito.
Cartões de crédito é uma tentação, está certo que temos mais desculpas para usá-los do que o contrário, mas acabamos nos tornando escravos dele. Basta um aperto no mês para pagarmos o mínimo do cartão. Mas é sempre bom tê-los para uma emergência, se você é um consumidor compulsivo como
Backy Bloom não basta deixar o cartão no congelador. Use as tesouras.

3. Venda seu lixo
Tem muitas coisas paradas na sua casa como roupas, eletrodomésticos, brinquedos. Aproveite a internet, venda num brechó, organize um bazar e transforme isso em dinheiro.

4. Poupe Dinheiro
Benjamin Franklin disse que "Um tostão poupado é um centavo ganho". Você já notou como é difícil economizar e como é fácil gastar? Crie estratégias para poupar dinheiro uma conta poupança, um titulo de capitalização, etc.

5. Ame o que você faz
Se você odeia seu trabalho, dificilmente irá ter uma atitude positiva em relação ao seu dinheiro. Pense nisso, se você não dependesse do dinheiro hoje, o que você estaria fazendo? Você poderia ser pago para fazer algo que você realmente gosta? Quem acorda feliz, vai trabalhar feliz, tem uma relação positiva com a vida e com o seu próprio dinheiro

6. Organize-se no trabalho
O fato é que, tempo é dinheiro. Quanto mais tempo você gastar desnecessariamente, menos tempo você está ganhando dinheiro. Organize suas ferramenta de trabalho. Mantenha sua mesa de trabalho organizado. Pense em cada minuto salvo como dinheirinho no bolso.

7. Faça uma lista TOP 10
Quando você estiver tomando café de manhã, deve planejar 10 coisas que precisam ser feitas durante o dia. Planejar o dia significa poupar dinheiro. Este método tem sido usado pela maioria das pessoas mais ricas e bem sucedidas da história.

8. Defina objetivos a curto e longo prazo
A lógica é simples, mas poderosa. Quando você tem uma meta para o futuro, um objetivo pode atuar quase como um ímã que puxa você para ele.

9. Invista seu dinheiro
Poupar dinheiro é bom, mas investir é melhor ainda. Ainda lembro de uma palestra que assisti com David, The Camelot (leia-se Davi, o camelô). Começou com um investimento de R$ 12,00 reais emprestados e hoje ele é um empresário de sucesso.

10. Divirta-se
Faça tudo que você faz com alegria e você será bem sucedido. Divertir-se é essencial para o seu sucesso.



FONTE: Chega de Bagunça.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

...E AS SEMENTINHAS ESTÃO SE ESPALHANDO...

Semana passada a diretora da escola de Alice me ligou perguntando se poderia aproveitar minha ideia do Kit Ecológico para o Projeto da Primavera esse ano.

-CLARO QUE PODE!!

Respondi de imediato!

A minha intenção era essa mesmo, iniciar uma corrente e tocar cada vez mais e mais pessoas
Se cada um plantar uma árvore, imagina quantas teremos em alguns anos..

As lembrancinhas realmente fizeram muito sucesso entre as crianças. Todo os dias, vem uma correndo na porta da escola me dar notícias sobre o crescimento do seu tomatinho, quantas folhinhas já tem, o tamanho que estão, sempre cheias de entusiasmo e com aquele ar de " Eu que plantei e estou cuidando, sou importante, viu, tia?" Rs rs rs

Muito legal isso!

Ouvi uma coisa não muito legal também, uma mãe ouvindo os comentários de uma outra mãe comigo a respeito da alegria da filha ao plantar, me falou: - Ah, aquilo (o kit) tinha uma plantinha dentro?

Ou seja, já se passaram 2 semanas da festa e ela nem abriu o kit para saber o que tinha dentro e sua filha não pôde compartilhar com as outras crianças o crescimento dos tomatinhos.

Triste, mas não me desanima, por que quando preparei essa surpresa, tinha em mente que se tocasse uma criança e um adulto ao menos com a ideia, o trabalho não seria em vão e pelo visto, muitas foram tocadas e muitas outras serão.

E vamos que vamos seguir plantando, minha gente!!!

FALANDO NISSO...


FELIZ PRIMAVERA PARA TODOS!!!




A PRIMAVERA

Olavo Bilac

Coro das quatro estações:

Cantemos! Fora a tristeza !

Saudemos a luz do dia:

Saudemos a Natureza !

Já nos voltou a alegria !

A Primavera:

Eu sou a Primavera !

Está limpa a atmosfera,

E o sol brilha sem véu !

Todos os passarinhos

Já saem dos seus ninhos,

Voando pelo céu.

Há risos na cascata,

Nos lagos e na mata,

Na serra e no vergel:

Andam os beija-flores

Pousando sobre as flores,

Sugando-lhes o mel.

Dou vida aos verdes ramos,

Dou voz aos gaturamos

E paz aos corações;

Cubro as paredes de hera;

Eu sou a Primavera,

A flor das estações !

Coro das quatro estações:

Cantemos! Fora a tristeza !

Saudemos a luz do dia:

Saudemos a Natureza !

Já nos voltou a alegria !

Em: Poesias Infantis, Olavo Bilac, Livraria Francisco Alves: 1949, Rio de Janeiro


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SÁBADO TEVE PALHAÇADA? TEVE SIM SENHOR!!!

Sábado foi dia de Teatro Popular com a Cia de Teatro máscaras, que já falei aqui e de cara recebi uma notícia maravilhosa de Raul Tolledo:

Tudo o que foi escrito sobre a Cia aqui no Blog foi anexado a um documento que está sendo preparado para tentar trazer uma Lona Cultural aqui para Itaipuaçu.

Não é para ficar explodindo de alegria?

Escrevi por carinho e admiração ao trabalho desse grupo e de quebra ainda pude ajudar na tentativa de realização de um projeto ainda maior que é a Lona.

Raul, não precisava nem me agradecer, pelo contrário, nós daqui de Itaipuaçu é que temos que agradecer essa iniciativa maravilhosa de vocês de trazer a cultura para quem nem sempre tem acesso a ela. Isso é mudar o mundo, é grandioso e merece todos os incentivos! Pode contar sempre com meu apoio. Vocês merecem aplausos sempre!

Bem, vamos ao espetáculo:

O GRANDE CIRCO TATUÍ aterrisou sua lona na praça mais uma vez e fez a alegria de muitas crianças e adultos.
O tempo ajudou e Mário Vieira e Raul Tolledo arrancaram gargalhadas que com toda certeza soaram como música aos ouvidos de quem estava próximo dali.

Foi realmente muito engraçado. Raul representou um apresentador Hilário, o Sálvio Suntos que apresentou em seu "show" cantores mais engraçados ainda interpretados por Mário.
Os dois ainda fizeram números circenses e o ponto alto, na minha opinião, foi o número de Pirofagia (Cospe fogo), que foi executado com perfeição e deixou o público imóvel diante de tanta beleza.

Tiveram também apresentações de Ballet das crianças da academia Movimentart, que encantaram com sua doçura.



Raul e Mário se maquiando no palco antes do espetáculo

A avó da bailarina equilibrista. Rs rs rs.

Ih, se deu mal!

Pirofagia



Cia de Teatro e Professoras da academia Movimentart

Alice com Raul e Mário


O próximo espetáculo será no dia das crianças, com atividades que durarão o dia inteiro. Se Deus quiser, eu e filhotinha estaremos lá firme e fortes prestigiando, rindo e se esbaldando nas apresentações..

Para saber mais sobre o trabalho da Cia de Teatro Máscaras clique aqui.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pequenos percalços no caminho!!

TPM monstra, menstruação atrasada a 1 semana (não é o que vocês estão pensando) e salário atrasado a 2 meses, garganta inflamada, irmã com pneumonia, filha gripada...

Sei que são probleminhas minúsculos (graças a Deus) perto de tantos outros muito mais graves, mas agora não tá dando para postar direito e... pra falar qualquer coisa, é melhor nem falar, né? Rs rs rs...

Só para não passar em branco, uma foto do meu novo visual:

Estou de franjinhaaaa!!!!


Depois eu volto mais inspirada. Prometo!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DICA

Para quem mora aqui no Rio uma dica:

Uma amiga minha de colégio, a Cris Oliveira se tornou uma fotógrafa super competente e seu trabalho é muito requisitado em festas e eventos.
Ela tem um estúdio e trabalha também com álbuns, filmagens, calendários, banners etc.

Recomendo!

Conheça mais seus trabalhos no blog http://studiolifotoearte.blogspot.com/.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Poeminha do contra

Todos estes
que aí estão
atravancando
o meu caminho,
eles passarão...
Eu
passarinho!

Mario Quintana

domingo, 6 de setembro de 2009

UMA RECEITA E UMA DICA DE DONA LUCIA II

PASTEL SÍRIO AO FORNO

Ingredientes:
1 copo de água morna
100 gramas de Claybon
1/2 copo de óleo
1 colher de sopa de açúcar
Sal
Farinha de trigo (até dar o ponto de pastel)
1 tablete de fermento de pão

Modo de fazer:

-Cortar rodelas de tamanho grande;
-Rechear com carne, palmito, farinha etc...
-Dobrar a rodela em 3 pontas e unir em cima;
-Levar ao forno para assar em tabuleiro até dourar um pouquinho.


UMA DICA:

Removendo chiclete das roupas.

-Pressione cubo de gelo contra a goma de mascar até que fique dura e quebre. Depois use um removedor de manchas para tirar todas as marcas.

Para saber mais sobre Dona Lúcia, clique aqui.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

E correu tudo bem...

E a festa foi ótima!!!
Minha cunhada que é professora de Ed. Física fez recreação com as crianças e improvisou comigo o teatrinho de fantoches sobre ecologia. Minha sobrinha, que veio do Rio participou. Teve música, docinho, bolo, cachorro quente, pipoca, lembrancinha ecológica... Todas as delícias de uma festa de criança.

Enfim, foi ótimo e o mais importante: Filhotinha ADOROU! Seus amiguinhos também!


  • Com minha cunhada Sane.
  • Assoprando a vela com a prima.
  • O teatrinho de fantoches.
  • O painel e a mesa dos Backyardigans.

Agora... Eu preciso descansar!! rs rs rs

Bom feriado para todos! Aproveitem, com sol ou chuva!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Preparativos...

E os preparativos para a festa estão a todo vapor durante toda a semana. Amanhã é o grande dia!

As lembrancinhas (kits ecológicos) já estão prontas. Comprei juta e fechei em forma de saquinho com barradinho de croché. Dentro vão os mini-vasinhos, um saquinho com sementes de tomate cereja, um pouco de substrato (que coloquei dentro de um saquinho feito com página de revista) e um bilhete para os pais.
O tema da mesa vai ser Backyardigans, já havia contratado a festa pronta, só não tinha lembrancinhas e salgadinhos (que já encomendei). Vou fazer também cachorro quente e pipoca.



Alice enchendo os saquinhos de substrato




Saquinhos com docinhos (que não poderiam faltar) e os convites que já foram na agendinha das crianças na 3ª feira



O saquinho da lembrancinha pronto



O bilhete para os pais que vai dentro do kit ecológico:


Sexta-feira, 04 de setembro de 2009

PARA OS PAPAIS

Nunca é cedo ou tarde demais para se aprender a salvar o planeta, a ter consciência ecológica.

Esse "kit ecológico" se tornou bem frequente em festas infantis pelo mundo a partir do momento em que se percebeu que nossas crianças também podem ajudar a amenizar esse caos climático causado por nós mesmos e que se nós, pais, conseguirmos ter e despertar esse amor pela natureza nos pequenos agora, o futuro poderá não ser tão devastador como promete.

Faço mudas de árvores frutíferas em casa para distribuir e plantar em terrenos vazios. Em um certo momento, percebi que minha filha Alice ficou muito animada e curiosa ao descobrir que de uma sementinha surgia uma mudinha que depois virava uma árvore e isso despertou nela o interesse para me ajudar a plantar e a felicidade de cuidar e acompanhar o crescimento das plantas.

Daí surgiu a idéia de distribuir esse kit em sua festa e tentar começar essa corrente pelo verde. Pelo futuro verde...

É uma proposta simples, um vasinho com um pouquinho de substrato e sementes (nesse kit, tomatinho cereja). Na festa houve um teatrinho no qual os fantoches ensinaram como plantar e cuidar da plantinha e seria legal se vocês, pais, acompanhassem o "brotar" com eles.

A bolsinha do kit depois poderá ter outra utilidade, como sache (com ervas aromáticas dentro) etc...

Inicio essa corrente verde aqui em Itaipuaçu, com a felicidade de poder ajudar nessa luta para tornar o mundo mais "leve" e espero, de coração poder vê-la se tornando cada vez maior.

Obrigada!

Estela L. Lopes

a.tela@hotmail.com

· "Diga para os seus pais não estragarem o mundo em que você vive e se é pai, junta-se aos seus filhos para salvar o mundo em que eles vão viver".

· " Cada um de nós é uma causa do aquecimento global. Mas cada um pode fazer escolhas que mudem isso".

· "Plante árvores, muitas árvores".

· "É o seu mundo, a nossa capacidade de viver no Planeta Terra, de termos um futuro enquanto civilização que está em jogo".

Al Gore, em "Uma verdade muito




Depois volto aqui para dizer como foi a festa e mostrar mais fotos.

Boa sexta-feira a todos!!!