sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quase deuses



Agora eu sou crítica de cinema e ninguém me segura...
Essa virose da minha filha e esse Carnaval em casa me permitiram assistir a alguns filmes nos intervalos entre febres e as idas ao hospital...
Esse filme, que recebeu o título em português Quase deuses é simplesmente maravilhoso.
Começa na década de 30 e é baseado em uma história real de um carpinteiro negro que se torna o principal assistente de um cirurgião branco famoso na descoberta de uma técnica revolucionária para cirurgias cardíacas em bebês com uma doença rara "bebê azul".
Mesmo sendo peça fundamental nesse desafio, ele sofre todos os preconceitos daquela época. Chorei pencas...
Muito bom mesmo!!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Giga post do meu Carnaval inesquecível ou a saga da virose de feriado...


Depois que o milagre da maternidade surge em nossas vidas, qualquer plano de férias, feriados, festas e viagens podem cair por terra mediante um fantasma para os pais chamado
V I R O S E.
Estávamos ansiosos para esse carnaval, meu marido tirou férias, combinamos de passar dois dias na casa da minha cunhada, fiz fantasia pra minha filha. Enfim, a ideia nem era cair na folia como fazíamos antes dela, mas descansar, curtir praia todos os dias e fazer um carnaval, digamos, infantil...
Que folia!!!

1º dia:
Foi legal, tomamos banho de piscina, à noite coloquei a fantasia de borboletinha nela (ficou linda) e fomos pro carnaval "infantil" na pracinha perto de casa.

2º dia:
Começa a saga. De madrugada (05:00hs) Alice acordou com uma febre de 39,7ºC, com umas manchinhas vermelhas na testa e com uma catarreira similar a um motor V8. Lá fomos nós pra emergência em outro município... Faz RX, compra xarope, compra anti-alérgico e vai para casa aguardar...
Já em casa, achando eu que estava tudo sobre controle, Alice tira o soninho da tarde e acorda mais empolada ainda e com o lábio superior igual ao do pato Donald. Tudo bem, já está tomando o anti-alérgico, ainda está sob controle.

3º dia:
Alice acorda reclamando de dor nas mãos e nos pés e em pouco tempo já estava completamente empolada. Corre-se para a emergência de novo, aliás essa nova ida ao hospital merecia um post à parte, pois, foi no horário de saída da praia de Itacoatiara, com todos os ônibus lotados (não sei se já citei isso aqui no blog, mas não temos carro), nenhum táxi na rua, parecia que toda a população niteroiense estava alí naquele local.
Enfim, conseguimos chegar ao HCN, a essa altura a bichinha nem conseguia andar mais de tanta dor nos tornozelos. Faz hemograma, toma corticóide, mãe preocupada, pai faz buraco no chão da recepção da pediatria de tanto andar de um lado pro outro... no final a médica deu o diagnóstico: Algo que ela ingeriu lhe causou essa alergia monstra e essa V I R O S E está atacando suas articulações. Compra dois anti-alérgicos novos e vai para casa já às 20:00hs.

4º e último dia de carnaval:
Alice acordou andando e faceira (graças a Deus!), ainda um pouquinho empolada, sem dor nas "juntas", mas sem poder pegar sol, vento, areia, blocos, mar, fantasia...

E lá se foi o carnaval de 2009... E assim vamos nós, pai e mãe, nem ligando pro carnaval que se foi, mas feliz da vida e agradecendo a Deus por nossa filha não ter nada de mais grave.

Ensaio sobre a cegueira




Assisti a este filme e fiquei realmente impressionada, é uma demonstração de onde o ser humano pode chegar em situações extremas de desespero. Egoísmo, amizade, solidariedade, maldade... Todas as reações possíveis... Vale a pena assistir..

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O VERÃO POR LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO (GENIAL)

Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água da torneira, é coco verde aberto pra comer a gosminha branca.

Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis.

Mas o principal ponto do verão é.... a praia! Ah, como é bela a praia.

Os cachorros fazem cocô e as crianças pegam pra fazer coleção.

Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das véias.

Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a prancha pra abrir a cabeça dos banhistas.

O melhor programa pra quem vai à praia é chegar bem cedo, antes do sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão chegando.

Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de férias. Em menos de cinqüenta minutos, todos já estão instalados, besuntados e prontos pra enterrar a avó na areia.

E as crianças? Ah, que gracinhas! Os bebês chorando de desidratação, as crianças pequenas se socando por uma conchinha do mar, os adolescentes ouvindo walkman enquanto dormem.

As mulheres também têm muita diversão na praia, como buscar o filho afogado e caminhar vinte quilômetros pra encontrar o outro pé do chinelo.

Já os homens ficam com as tarefas mais chatas, como perfurar o poço pra fincar o cabo do guarda-sol. É mais fácil achar petróleo do que conseguir fazer o guarda-sol ficar em pé.

Mas tudo isso não conta, diante da alegria, da felicidade, da maravilha que é entrar no mar! Aquela água tão cristalina, que dá pra ver os cardumes de latinha de cerveja no fundo. Aquela sensação de boiar na salmoura como um pepino em conserva.

Depois de um belo banho de mar, com o rego cheio de sal e a periquita cheia de areia, vem aquela vontade de fritar na chapa. A gente abre a esteira velha, com o cheiro de velório de bode, bota o chapéu, os óculos escuros e puxa um ronco bacaninha.

Isso é paz, isso é amor, isso é o absurdo do calor!!!!! Mas, claro, tudo tem seu lado bom. E à noite o sol vai embora.

Todo mundo volta pra casa tostado e vermelho como mortadela, toma banho e deixa o sabonete cheio de areia pro próximo. O Shampoo acaba e a gente acaba lavando a cabeça com qualquer coisa, desde creme de barbear até desinfetante de privada. As toalhas, com aquele cheirinho de mofo que só a casa da praia oferece.

Aí, uma bela macarronada pra entupir o bucho e uma dormidinha na rede pra adquirir um bom torcicolo e ralar as costas queimadas.

O dia termina com uma boa rodada de tranca e uma briga em família. Todo mundo vai dormir bêbado e emburrado, babando na fronha e torcendo, pra que na manhã seguinte, faça aquele sol e todo mundo possa se encontrar no mesmo inferno tropical.

Qualquer semelhança com a vida real, é uma mera coincidência.

Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ainda sobre os 32 anos...

Cito um acróstico de um grande poeta, marido de uma grande amiga pra marcar esses 32 anos:

Marcas do tempo / Sinto você...

Mergulhado em pensares, / Mares...
Arranco cicatrizes da alma, / Areias...
Revendo desencontros e tropeços. / Rochedos...
Canto, então, em letras bem fortes, / Curvas...
Acalantos que me fazem melhor! Mas... / Afagos...
Silencio com dúvidas repetentes. / Segredos...

Desenho sentimentos maiores, / Dengos...
Olhando todo esse amor em volta. / Odes...

Tateio no breu de vielas vazias, / Tremores...
Em busca do porto que busco... / Enlevos...
Mulher-norte, amante-cais, / Medos...
Posso senti-la bem perto... / Poesias...
Onde? Inda não sei. / Ombros... cúmplices.

Anderson fabiano
Publicado no Recanto das Letras em 08/12/2006

Ele tem poesias lindas publicadas no site Recanto das letras. Aí vai o link:
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/312496

Dica de Suspense

Quem gosta de suspense vai adorar esse filme que assisti no sábado e me deixou impressionada até agora.
O nome do fime é O Nevoeiro, baseado em uma história de Stephen King e realmente é um super suspense.
O final é supreendente e me afirmou que não se pode perder a fé nunca, nem após o último minuto.
Vale a pena assistir.

Show do ano...


Terça Feira passada (10/02) aconteceu um super evento que, pra mim, foi um dos melhores dos últimos tempos.
Após quase 30 anos de carreira, Léo Jaime fez seu primeiro show no Canecão. O show, chamado Interlúdio, do cd homômino, de músicas inéditas foi registrado para o seu também primeiro DVD.

... E eu não fui...

-Pausa com barulho de vento e grilinhos...

Moro em um lugar lindo, perto da praia, tranquilo, mas que fica do outro lado da baía de Guanabara, que me separa com a ponte Rio-Niterói desses eventos legais no Rio (Aliás, a única coisa que sinto falta no Rio são esses eventos musicais, culturais etc...)
Cheguei a me inscrever em uma promoção no site da JB Fm pra ganhar convites, liguei, me descabelei, mas não deu...
Mesmo se ganhasse os convites, ficaria complicado de ir, pois, terminou tarde e essa distância Botafogo-Maricá tornaria impossível a volta pro meu aconchego (nossa, me senti agora com o megahair da Elba Ramalho: "...trazendo na mala bastante saudade...") Aff!!
Pelo que lí no dia seguinte, o show foi maravilhoso, teve participação do Leoni, Frejat, George Israel... e Léo com sua banda arrebentaram. Inclusive, ele descreveu tudo com emoção no seu blog:
http://leojaime.blog.uol.com.br/

Meu marido tentou me consolar dizendo que ele vai fazer outros shows, que terei outra oportunidade de ir e tal... Tudo bem, mas foi o primeiro no Canecão... O primeiro DVD...

Bom, já foi, me resta agora como uma boa fã, comprar o DVD, continuar ouvindo suas músicas (os vizinhos devem achar que fiquei presa nos anos 80) e torcer pra que o Léo, assim por acaso, leia esse post, fique extremamente comovido e autografe meu DVD... Tá bom...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sonho de carnaval


No carnaval ,
Quero tirar a máscara
Me despir da fantasia de palhaço
Que exibo o ano inteiro !
Quero , de cara limpa ,Cair na folia
Viver a alegria
Dos quatro dias !
Quero esquecer que sou palhaço
De uma sociedade massificada
De valores deturpados
Verdades mascaradas
Sentimentos massacrados
Pessoas manuseadas ...
No carnaval ! ? ...
Quero esquecer tudo isso...
Me abrir em sorriso
Afinal , pelo menos quatro dias,
Ser feliz é preciso !...

Mena Moreira
Juiz de Fora , carnaval de 2005
http://sitedepoesias.com.br/poesias/10081

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pérolas da minha filha Alice no seu País das Maravilhas Parte I

Na beira do mar, no último sábado, sol maravilhoso... Papai segurando em uma das mãos e mamãe na outra.. ela pulando as ondas, feliz da vida... De repente solta: " Ai papai, beleza pura... dinheiro não...."
É exatamente isso filha!!!!!